HOME
APRESENTAÇÃO
AGENDA
ESPECTÁCULOS
BONECOS SANTO ALEIXO
ADÁGIO
BIME
ENCONTRO TEATRO IBÉRICO
FORMAÇÃO
LOJA
CONTACTOS
EDIÇÃO 2010 HISTÓRIA DEBATE
 
Encontro de Teatro Ibérico

Encontro de Teatro Ibérico
A 7ª edição do Encontro de Teatro Ibérico deveria ter decorrido nestes dias na cidade Património Mundial, tal como estava previsto no plano de actividades do Cendrev. 
Os encontros de Évora nasceram, em 2003, numa parceria estabelecida entre o Centro Dramático de Évora - Cendrev e o Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo – IITM.
Este projecto, dirigido particularmente às dramaturgias contemporâneas, tem contribuído para o encontro de agentes de criação teatral de Espanha e Portugal, promovendo intercâmbios, parcerias de criação e produção teatrais, assim como um maior conhecimento das realidades teatrais de ambos os países.      
Após a concretização de um primeiro ciclo de encontros, 2003/2008, concluímos que se justificava um maior investimento na sua organização de forma a conseguir uma maior projecção ibérica e uma natural ligação ao espaço ibero-americano. A sua organização bienal permite um planeamento a mais longo prazo e, esperamos, reunir um número mais significativo de recursos para a sua realização. 
Iniciámos os trabalhos de preparação do encontro deste ano em articulação com os nossos parceiros espanhóis para orientar os contactos com os interlocutores do programa POCTEP (transfronteiriço). O projecto foi ultimado com o envolvimento da Junta da Estremadura e da Direcção Regional de cultura do Alentejo que assumiram a liderança da candidatura.
Após uma reunião realizada em Badajoz com os responsáveis do programa, o projecto foi formalmente apresentado dentro dos prazos previstos para ser avaliado e aprovado até final de Julho de 2010, situação que, não só não ocorreu nesse período, como sabemos agora que se vai prolongar até final do ano, sendo que os financiamentos só ficarão disponíveis a partir de 2011.
Quando obtivemos a confirmação deste novo quadro temporal dos financiamentos fomos obrigados a cancelar todo o processo que entretanto construímos, com vista à realização do encontro, em Dezembro deste ano, conforme estava previsto. Esta situação, que naturalmente lamentamos, implica uma reponderação do projecto, uma vez que só em 2012 poderemos agendar a próxima edição do encontro em Évora. 
Temos plena consciência das dificuldades de levar por diante estes processos, ainda mais nestes tempos profundamente adversos às práticas artísticas e culturais, mas é nossa convicção que as soluções não passam pela demissão, pelo contrário, sabemos que “o caminho se faz caminhando”.
 

 
©2006 - todos os direitos reservados a CENDREV - realizado por: EGODESIGN